Rádio 9 de Julho completa 14 anos no ar

radio9dejulho

Na quarta-feira, 23, a tradicional Rádio 9 de Julho (AM 1.600 kHz), de São Paulo-SP, completou 14 anos que retornou oficialmente ao dial da Grande São Paulo, após ter sido lacrada por decreto do presidente Emílio Garrastazu Médici, no ano de 1973.

Emissora pertencente a Arquidiocese da cidade de São Paulo, a Rádio 9 de Julho conta com informações, prestação de serviço, música e traz em sua identidade a defesa dos direitos humanos, a promoção da cidadania e acima de tudo a evangelização.

Segundo recente pesquisa Ibope, a Rádio 9 de Julho é a sexta emissora mais ouvida na Grande SP, sendo líder no segmento religioso/católico. A rádio tem como diretor de programação o Padre José Renato Ferreira.

A Rádio 9 de Julho cobria todo o Estado de São Paulo, estados do Brasil, muitos países latino americanos e alguns países nórdicos europeus. Suas duas horas diárias de programação religiosa tinha enorme audiência e grande repercussão. Sobretudo durante o regime militar de 1964 a 1985, quando foi “a voz dos sem voz”, única esperança do povo, defendendo os direitos humanos, apoiando a resistência popular, clamando contra o silenciamento do Congresso, denunciando a supressão das garantias individuais, as prisões políticas arbitrárias, as torturas no cárcere e o desaparecimento de pessoas.

Esses foram os motivos que levaram ao decreto do governo Médici no ano de 1973, a lacração das duas Ondas OM (Ondas Médias) e OC (Ondas Curtas). Fato que pegou de surpresa toda a Arquidiocese de São Paulo, criando indignação. Os transmissores foram lacrados pelo DENTEL no dia 5 de novembro de 1973. A mágoa dessa injustiça marcou a Arquidiocese, que havia recebido do governo na década de 1950 a concessão para administrar a emissora.

Apenas no ano de 1995, o então presidente Fernando Henrique Cardoso anulou o decreto de 1973 dando a freqüência 1.600 kHz à Fundação Metropolitana Paulista. No ano seguinte (1996), começou o novo projeto da Rádio 9 de Julho. Mas somente no dia 19 de março de 1999 a emissora entrou no ar em caráter exeprimental e foi reinaugurada oficialmente em definitivo no dia 23 de outubro de 1999.

Fonte: Bastidores do Rádio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s