CNBB promove VI Encontro de Jornalistas

fotoEntre os dias 07 e 09 de junho de 2013, Brasília/DF recebeu comunicadores católicos de todo Brasil. Jornalistas de diferentes dioceses, regionais e organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram do VI Encontro dos Jornalistas promovido pela assessoria de imprensa da CNBB com o objetivo de desenvolver um manual de estilo e redação.

Na noite da sexta-feira, o ecônomo da CNBB, padre Benedito Tadeu acolheu os participantes em nome da Conferência. A abertura foi marcada pela apresentação de cada regional presente. Os jornalistas puderam se apresentar e descrever o tipo de trabalho que realiza, e qual veículo e/ou diocese representa.

A primeira conferência foi ministrada pelo assessor de imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira. O tema abordado foi: ‘A Igreja “faz notícia’?”. Padre Rafael mencionou que “fazer jornalismo para a Igreja, não é o mesmo que fazer jornalismo para um sindicato”, por exemplo. “A Igreja é um território com limites, mas que podemos fazer muita coisa”, disse o padre lembrando-se da gigantesca estrutura que envolve a Igreja do Brasil.

Na manhã do segundo dia do VI Encontro dos Jornalistas, 08 de junho, teve início a segunda conferência do evento. A palestra foi ministrada pela jornalista e editora de opinião do jornal Correio Braziliense, Dad Squarisi. O tema trabalhado pela convidada foi “Como escrever para novas mídias?”. Para a comunicadora, na atualidade, os profissionais devem ser multimídia. “O mercado quer profissionais eletrônicos, que trabalham para todas as mídias”, completa.

A tarde do segundo dia do VI Encontro dos Jornalistas. 08 de junho, foi dedicada aos primeiros passos para a construção do Manual de Redação e Estilo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A partir de suas experiências na comunicação, os participantes de todo o Brasil apontaram sugestões e critérios para produção de texto em jornal, rádio, TV, internet, e outros. O debate foi mediado pelo assessor de política da CNBB, padre Geraldo Martins com a contribuição da jornalista e editora de opinião do Jornal Correio Braziliense, Dad Squarisi.

A primeira ideia da construção do manual surgiu quando o padre Geraldo Martins era assessor de imprensa da CNBB. Por esse motivo, o atual assessor, padre Rafael Viera o convidou para mediar o diálogo com os comunicadores, presentes no evento, sobre os quais critérios adotar na elaboração do material.

O último dia do VI Encontro dos Jornalistas, 09 de junho, foi marcado por uma celebração eucarística presidida pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo auxiliar de Brasília (DF), dom Leonardo Ulrich Steiner. Em seguida, houve uma coletiva de imprensa, onde os jornalistas puderam fazer vários questionamentos atuais, junto ao secretário geral.

Fonte: CNBB (editado)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s