Padre César Moreira se despede da Rede Aparecida

pecesarmoreiraSou grande admirador do padre César Moreira, missionário redentorista, responsável pelo nascimento da TV Aparecida, Rede Católica de Rádio, fortalecimento da Rádio Aparecida e tantas outras iniciativas evangelizadoras que não tenho espaço para nomeá-las. Encontrei o texto no qual ele se despede da Rádio e TV Aparecida no dia 1 de fevereiro de 2013, publicado pelo portal A12. Já se passaram dois meses, mas sinto a responsabilidade editorial de compartilhar os escritos com você, leitor do blog ISMAEL CARVALHO.

Parada Saudável
Padre César Moreira, C.Ss.R.

Nunca imaginei que chegaria a viver mais de 60 anos. Mas estou vivendo. Como o fato se impõe, compete – me sabedoria para usufruir do passado, rico em saberes e em experiências, na tentativa de alcançar a desejada qualidade de vida no caminho que ainda me resta cumprir.

Com o objetivo de fazer uma parada saudável, propus – me e recebi a anuência dos superiores para, em 2013, viver um “ano sabático”. Não no sentido exato do costume judaico, em que a pessoa se dedica a um tipo de descanso religioso (entre a sexta feira e o sábado, o sabá), o qual não admite nenhum tipo de atividade física. Mas no sentido dado pelas universidades norte-americanas, no século 19, pelo qual os professores se afastavam do trabalho para um descanso renovador e operativo.

Assim, precisamente no dia 1 de fevereiro, sexta feira, eu encerro minhas atividades de Diretor Geral, depois de 25 anos, na Rádio e TV Aparecida. Faço um mês de férias, como faz todo trabalhador, passados os 11 meses trabalhados. E, então, começo a cumprir o programa do ano sabático, que compreende: descanso, quebra da rotina anterior, troca de atividades, mudança de ares, viagens, retiro, curso de espiritualidade, um ou outro encontro pastoral e algum trabalho prazeroso, o qual inclui leituras e escritos.

Para facilitar a movimentação, estarei, em 2013, oficialmente ligado à Casa Provincial, em São Paulo, no Jardim Paulistano, onde, aliás, vivi entre 1992 e 1996, antes de voltar à Rádio Aparecida, o que se deu em janeiro de 1997. Mas seguramente virei a Aparecida em inúmeras oportunidades onde ficam meus pertences e onde estiveram minhas raízes na maior parte da minha vida. Nada, pois, tão estranho.

Vou sentir falta sim da Missa de segunda feira na TV; do TJ Aparecida; do programa Opinião e Música; do Jornal dos Jornais (na FM, 90,9); do Jornal Regional, nas sextas feiras. E ficarei com imensas saudades de todos que estiveram ao meu lado, saudades que prometo matar para que renasçam continuamente. E um ano passa logo. Abraços.

Anúncios

5 comentários sobre “Padre César Moreira se despede da Rede Aparecida

  1. Obrigada por publicar esta carta. Dei falta do pe. César e fiquei curiosa. Somente hoje resolvi jogar o seu nome no google e encontrei esta informação.
    Sábio e corente o pe. César. É muito importante cada um se dar conta de suas possibilidades e necessidades e saber sair na hora certa das coisas. Sua atitude antecedeu a de bento XVI, ambas acertadas…
    Que pe. César possa realmente gozar do seu “ano sabático”.
    Marlene Silva

  2. hoje me deu uma saudade do padre cesar moreira, pois eu estava agostumada a velo e ouvilo na radio e teve aparecida . por isso resolvi saber noticia dele que deus abençõe, voute logo.

  3. Háa padre Cesar quanta saudade-seu silencio diz tudo perdi toda graça a missa das segundas feiras pra mim não tem sentido sem o senhor.

  4. Fiquei admirado com os comentários. Erros de português até não são mais tão gritantes. No entanto, escrever que as missas de segunda-feira na televisão perderam o sentido sem o Padre Cesar é atestar um completo desconhecimento de religião. Espero que o padre nem leia isto, pois tal afirmação contraria fortemente o que a Igreja prega, e o que o Padre Cesar prega, como sacerdote da Igreja Católica! Mesmo lendo, custo a acreditar. O que acontece com as pessoas? A ignorância em todos os níveis está assumindo proporções assustadoras.

  5. Nossa, que bom saber do Pe. Cesar, também senti falta dele,mas como este ano comecei com muitas tribulações, não dei importância, pensei justamente em férias. Gostava muito das missas na Igreja Velha e do programa da noite na tv. Descanse Pe. Cesar e volte a nos alegrar em breve. Felicidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s