Globo requenta programação velha

noname25-e1364555305779Há alguns anos, a Globo começou a produzir esquetes e jograis com seus artistas para apresentar a jornalistas sua programação do ano. O formato de minisshow deu certo. Logo, a emissora passou a convidar publicitários e anunciantes.

Neste ano, a Globo transformou essa festa em um programa de TV, o Vem_aí, um VMB (MTV) autopromocional, exibido ontem à noite sem intervalos comerciais. No Jornal Nacional, uma reportagem falou do programa “sem estragar a surpresa” e convidou o público a conhecer “os segredos da programação de 2013”.

Para quem acompanha o noticiário sobre televisão, só havia dois segredos: a contratação de Ronaldo e Rubens Barrichello como comentaristas esportivos. Para quem acompanha a programação da Globo, só havia duas novidades: a série O Dentista Mascarado e a minissérie A Teia, no ar no segundo semestre.

A Globo não lançou uma nova programação. Fez, sim, um espetáculo de propaganda, como a publicitária reportagem do JN já indicava, em que o repórter fazia uma única pergunta aos artistas: o que vem aí? A novidade na Globo é a propaganda, a embalagem, porque, a rigor, a programação de 2013 está no ar desde o começo deste ano, se considerarmos Pé Na Cova, ou há quatro décadas, se considerarmos suas novelas.

Com a audiência em queda desde meados dos anos 2000, a Globo está cada vez mais popular, cada vez mais próxima de Record e SBT (até na exibição de um programa inteiro sem intervalos), com um pouco de MTV dos anos 1990 na estética. Não é mera coincidência as próximas novelas das sete e das nove serem ambientadas em São Paulo, o principal mercado do país, o mais fragmentado nos relatórios do Ibope.

A campanha Vem aí, que embala o lançamento da nova velha programação, é algo novo na Globo. Ela é um chamamento (“vem!”), faz um apelo para o telespectador voltar a assistir sua programação. É um sinal de que a Globo está mais agressiva na propaganda, descendo do pedestal, menos arrogante, menos engessada. É a marca da nova diretoria, mais jovem, que tomou posse em janeiro.

Fonte: Blog Daniel Castro

Anúncios

Um comentário sobre “Globo requenta programação velha

  1. É justamente essa grade de programação que tem sustentado a globo durante todos esses anos. Uma concepção criada pelo Boni, nos anos 70. Mais de tres décadas que vemos o Jornal Hoje, o Vale a apena ver de Novo, a Sessão da Tarde, A malhação (desde 1995), a novela das seis e das sete, o JN, a novela das nove, A Tela Quente está desde 1988 sempre às segundas feiras, O Supercine desde o final dos anos 70 aos sábados, O Fantástico está mais de 40 anos aos domingos. Ou seja, uma grade antiga, porém eficiente. O telespectador pode nem estar diante da TV, mas sabe o que está passando na Globo. O mesmo não acontece nas outras emissoras, que possuem uma grade mais volúvel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s