Arquidiocese de Maceió comemora 100 anos de jornal

osemeadorO centenário do jornal O Semeador teve sua edição comemorativa lançada nesta sexta, 01, em solenidade realizada na Cúria Metropolitana, das 09h às 12h. Passados cem anos de fundação do veículo de comunicação da Arquidiocese de Maceió, o evento marca o início de suas atividades jubilares.

Composta a mesa com as autoridades presentes, Dom Antônio Muniz, arcebispo metropolitano, realizou a leitura de uma Moção de Louvor da Câmara Municipal de Maceió, na qual parabenizava todos aqueles que se dedicaram à comunicação na trajetória do O Semeador. O prelado afirmou que Dom Manoel Antônio, bispo que motivou o surgimento do jornal, teve o entusiasmo de três jovens sacerdotes para a empreitada, mas que ele hoje tem a presença de um número maior de clérigos, além dos leigos, envolvidos nesta causa. “O nosso jornal deve ser o rosto da Arquidiocese, como também o responsável em desenhar seu perfil para este milênio”, afirmou Dom Antônio.

Como convidado para uma conferência sobre a história da imprensa no Estado, Ênio Lins, jornalista da Gazeta de Alagoas, demonstrou sua empolgação na decisão da Igreja em investir no jornal, e afirmou: “Ele faz parte um patrimônio intangível, posto em igual importância àquele tangível, como o das Igrejas em Alagoas”. Fazendo uma análise do O Semeador, o jornalista disse que seu surgimento revela o que havia de melhor de tecnologia há cem anos, num nível de impressão até superior a muitos jornais da época.

Logo mais houve explicação por parte da equipe da Pastoral da Comunicação sobre a nova formatação do jornal, que assume a numeração de 18.272, refeita a partir de pesquisas nos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e da Cúria Metropolitana. A tiragem também foi aumentada, passando a ser de cinco mil exemplares.

A solenidade ainda contou com a leitura do decreto de posse de Pe. Eduardo Tadeu como novo Diretor do jornal, substituindo o Côn. José Kermes Martins. Estiveram presentes autoridades eclesiásticas e civis, clero e leigos, além da Livraria Paulinas e diversos veículos de comunicação que fizeram a cobertura do momento.

Fonte: Arquidiocese de Maceió

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s