CORREIO destaca empreendedorismo de Analú

Buscar formas inovadoras para atender os clientes e estar atenta às novidades do mercado foram as principais características que fizeram com que a jornalista Analú Guimarães (foto) conquistasse um espaço de destaque na área da comunicação em Uberlândia. Proprietária da Serifa Comunicação, empresa que há cinco anos tem como carro-chefe a prestação de serviços de assessoria de imprensa, a jornalista, que é natural de Patrocínio, no Alto Paranaíba, chegou a Uberlândia em 1994 para cursar a faculdade de Jornalismo.

Em princípio, a ideia era terminar a graduação e voltar para a cidade natal, onde o pai, que também é jornalista, é proprietário de um jornal há 40 anos. Mas as oportunidades encontradas em Uberlândia fizeram com que Analú Guimarães mudasse os planos e começasse, na cidade em que se formou, uma carreira empreendedora.

Hoje, a Serifa, que, quando foi aberta, em 2007, era formada apenas por ela e uma estagiária, conta com nove funcionários, entre jornalistas, relações públicas, estagiários e um profissional da área administrativa, atende cerca de 30 clientes de diferentes setores de atuação.

Segundo a jornalista e empresária, o primeiro trabalho na área de comunicação foi um estágio de três anos em uma emissora de televisão local. Depois disso, teve o primeiro contato com a comunicação corporativa ao cobrir férias em uma empresa de telecomunicações. “Fazia uma especialização nessa área e estava apaixonada pelo curso. Comecei a aplicar os conceitos aprendidos nas aulas e, depois que meu contrato acabou, continuei trabalhando para a empresa como freelancer por mais três anos, fazendo um jornal interno”, disse. Outras propostas de trabalho na mesma área começaram a aparecer e a jornalista teve certeza de que queria seguir carreira em comunicação empresarial.

Em 1999, a jornalista foi trabalhar em uma agência de organização de eventos e acabou sugerindo à direção que abrisse na empresa um departamento de assessoria de imprensa. O negócio foi dando certo e, anos mais tarde, ela foi convidada para se tornar sócia do empreendimento. A sociedade durou até o fim de 2006, quando cada um decidiu focar em seu segmento. “Nasceu então a Serifa”, disse.

Nova empresa

Durante os primeiros meses de 2007, Analú Guimarães planejou a nova empresa, que foi aberta em abril do mesmo ano, em uma pequena sala alugada na região central. Em 2009, mudou para uma sala maior, no mesmo prédio, onde está atualmente, para acomodar mais funcionários que precisaram ser contratados com a chegada de novos clientes. “Foi um crescimento gradativo.”

Parcerias melhoraram gestão

Com o crescimento da Serifa Comunicação, a jornalista e empresária Analú Guimarães precisou fazer parcerias com outros segmentos para profissionalizar a gestão da empresa e resolver alguns problemas que começavam a aparecer, como a rotatividade de funcionários. A primeira parceria foi com uma empresa de recursos humanos, que fez um diagnóstico da Serifa e elaborou uma política de retenção de colaboradores e um regimento interno.

Entre as medidas adotadas, a empresa passou a oferecer plano de cargos e salários, benefícios e remuneração mais compatíveis com o mercado.

Também apostou na valorização dos recursos humanos por meio do pagamento de cursos de reciclagem e propôs formas para motivar a produtividade dos funcionários. “Com essas mudanças, que vieram ao longo de um ano, começamos a perceber a melhoria do clima interno”, afirmou.

Em seguida, Analú Guimarães contratou uma empresa de advocacia para fazer um trabalho de prevenção a problemas de ordem trabalhista e uma consultoria financeira, que a ajuda a planejar as finanças e os investimentos. A jornalista também passou por um curso de coach, que a ajuda na gestão da Serifa como um todo, inclusive na delegação de funções, que antes eram concentradas nas mãos dela. “Sempre acompanhei tudo muito de perto. Mas tive uma filha e precisei delegar algumas funções para poder me dedicar a ela também. Hoje, consigo acompanhar tudo de uma forma mais tranquila”, afirmou.

Empresa investe em novo serviço

Atualmente, o principal serviço oferecido pela Serifa Comunicação é o de assessoria de imprensa, que trabalha a marca e a imagem de uma empresa, entidade ou pessoa física para que ela seja uma fonte de referência aos veículos de comunicação. Além disso, também atua na área de publicações (produção de conteúdo para revistas) e comunicação interna.

Recentemente, para acompanhar as tendências de mercado, criou um núcleo online para produção de conteúdo, monitoramento e elaboração de estratégias das empresas nas mídias sociais.

“As empresas não sabem mexer com as mídias sociais, não sabem da importância delas e, se mal empregadas, podem criar um problema na marca. Então, seguindo as tendências de mercado, também criamos esse núcleo. Ainda é restrito aos nossos clientes, mas é algo em que vamos investir”, disse Analú Guimarães.

Para um futuro próximo, a jornalista planeja expansão da empresa. “Estão chegando novos clientes, estamos aumentando nossos serviços e até o fim do ano que vem pretendemos estar em uma nova sede”, afirmou.

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s