Missa comemora 13 anos da volta da rádio 9 de Julho

A Rádio 9 de Julho AM 1600 vai realizar uma missa campal, neste sábado, para comemorar seus 13 anos desde a sua volta ao dial paulistano. A cerimônia será realizada no estacionamento do Mosteiro da Luz, ao lado da Estação Tiradentes do Metrô, além de serviços que serão oferecidos à população, nas áreas de saúde, cidadania, lazer e cultura, além da presença das Pastorais Arquidiocesanas. As atividades terão início às 10 horas e seguem até às 18h. A missa está programação para ser realizada às 16 horas.

A rádio 9 de Julho é uma das mais tradicionais emissoras da capital paulista. A emissora entrou no ar em caráter experimental em 1953 para as celebrações do Quarto Centenário de São Paulo. A rádio entrou no ar oficial em 1956 em AM 540. A emissora operou até 1973, quando seus transmissores foram lacrados por decreto do presidente Emílio Garrastazu Médici.

Com o começo da redemocratização do Brasil, em 1985 começava a tentativa de restabelecer a Rádio 9 de Julho. O então Ministro das Comunicações só poderia oferecer um sinal de 880 kHz no município de São Paulo, mas foi recusada pela Arquidiocese. Em 1990, houve a ampliação da faixa de ondas médias para 1600 e 1700 kHz. Em 1993, o bispo Mauro Morelli pediu ao então presidente da época Itamar Franco a devolução da Rádio 9 de Julho.

No dia 31 de maio de 1995, o deputado Hélio Bicudo entrou com um processo no Ministério das Comunicações reabrindo a ação de 1985. No dia em 9 de julho de 1995 em uma cerimônia que contou com a presença do então governador de São Paulo, Mário Covas; do então ministro das Comunicações, Sérgio Motta, o presidente Fernando Henrique Cardoso anulou o decreto de 1973 e dando a freqüência 1600 KHz à Fundação Metropolitana Paulista.

No ano seguinte, começou o novo projeto da Rádio 9 de Julho. A Nova Rádio 9 de Julho entrou no ar no dia 19 de março de 1999 em caráter experimental. A emissora foi reinaugurada em definitivo no dia 23 de outubro de 1999. Atualmente, a Rádio 9 de Julho tem em sua direção o Padre José Renato. Para comemorar seus 13 anos, será celebrada uma missa campal, neste sábado, às 16 horas, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Julio Akamine, com a presença de padres comunicadores.

De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Ibope sobre a audiência das rádios AM da capital paulista, a 9 de Julho atualmente é a quinta colocada, com grande crescimento em seu número de ouvintes por minutos. A rádio tem à sua frente a Globo AM 1100, a Capital AM 1040, a Bandeirantes AM 840 e a Jovem Pan AM 620.

Fonte: Tudo Rádio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s